Que bom que VOCÊ chegou aqui no blog, seja muito bem-vind@! PRIMEIRO RAIO DE SOL vai te aquecer e iluminar, promovendo SAÚDE MENTAL. Como o primeiro raio de sol que lança luz na escuridão e faz nascer o dia, disponibilizaremos para você uma série de conteúdos ricos, baseados na PSICOLOGIA que irão trazer CALOR e LUZ, para que a sua vida brilhe ainda mais. :o) Desejamos que a sua experiência no blog seja como o AMANHECER, que traz a alegria de um NOVO DIA e a ESPERANÇA de dias melhores!! ; )

PODE ENTRAR QUE A CASA É SUA!

Lançamento do livro: “NAS PROFUNDEZAS DO MAR SEM FIM: UM NOVO RECOMEÇAR”

A autora REJANE DE SOUZA CORREA está lançando o seu primeiro livro de literatura. É uma narrativa ficcional, carregada de sentimentos que ap...

Você chegou no lugar certo. :0) Aqui no nosso blog A SUA SAÚDE MENTAL IMPORTA! Tratamos de vários temas que se relacionam com o bem-estar emocional e que vão ampliar a sua mochila de ferramentas para lidar com situações adversas, dores e conflitos. Então, venha comigo conhecer, se informar, aprender e aumentar o seu BEM-ESTAR. : ) Vamos junt@s colocar a nossa SAÚDE MENTAL EM DIA? PODE ENTRAR QUE A CASA É SUA!

Receba o meu ABRAÇO de boas-vindas!!

Receba o meu ABRAÇO de boas-vindas!!

terça-feira, 10 de maio de 2022

PROGRAMA BOLSA FAMILIA: INTEGRAÇÃO SOCIAL E SUBJETIVIDADE

Conheça o meu artigo científico publicado na Revista Pretextos - Revista da graduação em psicologia da PUC Minas. Ele foi publicado 12/09/2018 e trata da temática do Programa Bolsa Família, ele foi o resultado de dois anos de pesquisa referente a construção subjetiva das mulheres monoparentais que recebem o recurso financeiro do PBF. A coautoria é do querido prof.º Paulo Ceccarelli. 

Rejane de Souza Correa1 

Paulo Roberto Ceccarelli2

Rejane de Souza Correa1 Paulo Roberto Ceccarelli2 RESUMO: Este artigo apresenta uma análise com base na Psicologia Existencial-Humanista da realidade vivenciada por famílias monoparentais, chefiadas por mulheres, que receberam o benefício do Programa Bolsa Família - PBF. Partindo de uma pesquisa realizada em dois municípios da região metropolitana de Belo Horizonte, o estudo analisou a maneira que os impactos alcançados pelo PBF, na dimensão da insuficiência da renda possibilitaram desdobramentos psicológicos. Os principais impactos analisados foram: autoestima, autonomia, cidadania, sentimento de dignidade e status. O artigo apresenta algumas reflexões importantes para uma execução focalizada e comprometida com a superação das causas de vulnerabilidade social, examinando como os impactos incidiram na intersubjetividade das beneficiárias e, considerando alguns pontos que ainda “entravam" a execução do PBF. 

PALAVRAS-CHAVE: Programa Bolsa Família; Self; Intersubjetividade; Autoimagem 

1 Acadêmica do Curso de Psicologia da PUC Minas Betim. rejanecorrea.dn@gmail.com 

2 Doutor em Psicopatologia Fundamental e Psicanálise por Paris VII. Professor do Curso de Psicologia da PUC Minas Betim. paulorcbh@mac.com

  • Baixe e leia o artigo:
PROGRAMA BOLSA FAMILIA: INTEGRAÇÃO SOCIAL E SUBJETIVIDADE




Nenhum comentário:

Postar um comentário